Aquilo que está escrito no coração não necessita de agendas porque a gente não esquece. O que a memória ama fica eterno. Rubem Alves

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Formas de Comunicação e Educação (passado e presente) local.

A educação há cerca de 40 anos no município de Bom Progresso passou por várias fases, “conflitos”, pois se vivia na época da ditadura, e só podia ser ensinado aos alunos o que era de interesse do “chefe de governo”. Os professores eram únicos (multisseriados), com alunos de todas as faixas etárias e ao aprender a ler e fazer cálculos básicos já estava apto para trabalhar e não vinham mais para a aula.
Em 1964 aconteceu a Revolução onde o povo entendeu que também podia dar sua contribuição e batalharam para democracia. Nesta época ainda era o professor que era o líder em sua comunidade, ensina tudo, dava aulas, catequese, fazia batizados, enterros, organizava festas, escrevia cartas, lia a correspondências recebidas pelos pais, eram solicitados para todas as atividades. Os pais passavam toda responsabilidade para o professor e dava permissão para castigos, puxões de orelhas, xingamentos, solicitando pressão para os filhos aprenderem. Os alunos tinham muito medo dos professores, na época não havia métodos para ensinar, e os alunos freqüentavam até o 5º ano. Davam aula na semana e no sábado tinha a sabatina, ou seja, a prova, testando os alunos que realmente aprenderam. Os alunos deveriam participar do trabalho agrícola, como plantar, colher, quem desobedece recebia castigos.Depois as comunidades foram se organizando e criaram as antigas CNEC (Campanha Nacional Das Escolas Da Comunidade), os ginásios. Nesse tempo já era melhor, tinham-se professores para todas as séries, já com disciplinas separadas, mmesmo assim era tipo“educação bancária”, onde o aluno devia ouvir e o professor que dev eria saber tudo, era ele que depositava o conhecimento no aluno, não deixava o aluno pensar, ou buscar seu conhecimento, era na base da decoreba.
Após várias reformulações o ensino só foi melhorando, os alunos podem questionar os professores, debater o assunto trabalho em sala de aula, começa a surgir às tecnologias, porém necessita mais empenhos dos professores, os alunos tem acesso mais direto a elas, possibilitando um aprendizado de melhor qualidade, por exemplo na área de informática, Data show que possibilita a transmissão de filmes, trabalhos escolares, tendo mil e uma utilidades, isso mostra que podemos fazer uma educação de qualidade.
São feitas reuniões de formação continuada, proporcionando encontros que enriquecem o saber do profissional, possibilitado melhorar o trabalho nas escolas, entre pais, alunos professores e toda comunidade escolar, Onde junto se define a missão, visão e valores, juntos se constroem o projeto pedagógico, Planos de Ação e estes nos remetem a uma educação de qualidade.



Educação no passado.

Educação no futuro.
Educação (informática)

Nenhum comentário:

Postar um comentário